Português Inglês    
Em 1918, Nova Friburgo comemorou o seu centenário. Representativo dessa data ficou o marco do centenário, um monumento construído na antiga Praça Princesa Isabel, representando na imagem sobre o pedestal a saga dos primeiros imigrantes que aqui chegaram. Do monumento original nada mais resta, pois, a imagem foi tirada do seu pedestal poucos anos depois de sua inauguração. No seu lugar, apenas um obelisco que pouco ou nada mais significa.

        

Além do monumento, três álbuns doados pelos representantes do Cantao de Fribourg, como forma de homenagem pela passagem do centenário. Os álbuns ainda resistem ao tempo e se encontram guardados no Arquivo Pró-Memória de Nova Friburgo.

Passados mais 100 anos, é necessário muito mais do que um monumento. O Arquivo Pró-Memoria de Nova Friburgo é o que de mais representativo poderíamos possuir. Então, que ele seja o alicerce de um NOVO monumento, que traga na sua concepção a palavra COMPROMISSO, compromisso de hoje, que é de todos nós. Que também seja atual, necessariamente MODERNO e, dessa forma, possa atender aos IDEAIS de uma geração que ainda esta por vir.
| Topo |