A inauguração da luz elétrica em Nova Friburgo
Por Carlos Jayme de Siqueira Jaccoud, em 05 de agosto de 1998

O dia 24 de junho, dia de S.João, padroeiro de Nova Friburgo, é, também, o dia de aniversário da inauguração da luz elétrica em nossa cidade. Foi naquele dia, em 1911, que parte da cidade foi iluminada com energia elétrica. A festa de São João daquele dia, além da missa festiva, constou de uma “... grande procissão acompanhada por colossal multidão além de três bandas de música. À noite, na praça fronteira à igreja matriz, realizou-se uma linda “kermesse”. Em frente à igreja lindas barraquinhas magnificamente ornamentadas e" ...“já no pleno goso de uma optima illuminação electrica, senhoras de alta distincção e formosas senhoritas vendiam, por ellas mesmo preparado... um perfumado e delicioso chocolate”. Assim noticiava o Diário Fluminense do dia 29 de junho de 1911 que dedicou toda a sua primeira página à Nova Friburgo, comemorando a inauguração da luz elétrica em nossa cidade. Devemos à gentileza do dr.Walther José Seng das Neves o recebimento de uma cópia da primeira página daquele diário niteroiense. Transcrevemos a seguir, atualizando apenas a grafia, o artigo em que o jornal comenta o importante acontecimento:

“Como era de esperar, a inauguração da iluminação elétrica de um grande trecho da cidade de Nova Friburgo deu lugar, sábado último, a justificadas expansões de alegria da culta população dessa formosa cidade serrana”.

“O Diário Fluminense – jornal criado para ser no nosso Estado o intérprete do sentimento de seus habitantes - não podia desinteressar-se de fato tão importante qual o de Sábado passado, tão diretamente ligado ao progresso e ao futuro de uma das mais simpáticas e cultas cidades fluminenses”.

“Com as felicitações que enviamos à operosa edilidade friburguense, de cujo digno presidente publicamos hoje o retrato, como justa homenagem a mais esse serviço prestado a tão encantadora cidade, deixamos aqui consignado o nosso agradecimento a quantos distinguiram e acolheram o nosso representante especial”.

“Para a iluminação elétrica de nova Friburgo foram aproveitadas as água do Bengalas, que demora da cidade seis quilômetros aproximadamente. A represa para a captação das água fica abaixo do abastecimento de água à cidade. É toda construída de alvenaria e concreto. Sua segurança é completa.”

“A turbina é de 214 P.S. de força com 1000 R.P.M. A queda é de 54 metros e a capacidade do tubo principal da represa para a usina é de 800 P.S. O gerador é de 135 KW de capacidade com a tensão de 5250 volts”.

“A usina foi construída para duas unidades, estando em serviço uma atualmente, A outra acha-se em viagem”.

“A corrente, em Friburgo, é transformada para uso particular e público para baixa tensão”.

“Desde Sábado e, em caráter provisório, acham-se iluminadas parte da cidade, alguns prédios particulares e a fábrica de rendas, onde existem 64 lâmpadas de 32 velas”.

“A iluminação pública consiste em 300 lâmpadas incandescentes de 34 velas e 18 ditas de arco voltáico de 800 velas e duas de 1000 velas”.

“Os postes são muito elegantes e de aço”.

“A instalação foi feita pela Companhia Brasileira de Eletricidade Siemens Schuckerwerk, da praça do Rio de Janeiro, sob a direção do sr.Max Selinke”.

Para o leitor melhor avaliar os números acima informo que, em 1907, quatro anos antes, a nossa população era de 4.500 habitantes, a cidade possuía 721 edificações, entre comerciais e residenciais e era iluminada com lampiões. No final da segunda década do século começou a industrialização da cidade, o que só foi possível depois de que aquelas fracas lâmpadas de 32 velas puderam ser acesas. Com a chegada da eletricidade começou o desenvolvimento da cidade."

Segundo informação gentilmente fornecida pela CENF o nosso atual consumo diário é de 61.400 KW sendo, 8.400 gerados pela usinas do Hans, Catete e Xavier e mais até 53.000 fornecidos pela CERJ nas horas de grande consumo. É interessante compararmos estes números com aqueles humildes 135 KW de 1911.

Comentários (0)

Para escrever comentários você precisa estar logado. Para efetuar o login clique aqui.

Educação Ambiental na Prevenção de Desastres Naturais (02-05-2012)
Seminário de Abertura na Câmara Municipal a
partir das 10:00h nos dias 03 e 04 de maio.

Projeto do Bicentenário de Nova Friburgo (19-11-2011)
Projeto do Bicentenário de Nova Friburgo dá a partida em direção aos 200 anos de nossa cidade

Bicentenário NF (01-10-2011)
O Bicentenário de Nova Friburgo

Lista dos Aprovados - Concurso de 1999 (30-08-2011)
AVISO IMPORTANTE
Sobre o Concurso Público de 1999

I Encontro Estadual de Arquivos (19-08-2011)
A Fundação D. João VI de Nova Friburgo estará presente para uma apresentação dos trabalhos de digitalização e uma demonstração da tecnologia desenvolvida

O Pró-Memória e o Arquivo Nacional (13-08-2011)
Uma visita ao Arquivo Nacional e a promessa de uma parceria promissora.