O Pró-Memória e o Arquivo Nacional
Por Pró-Memória de Nova Friburgo, em 13 de agosto de 2011

Na semana passada estivemos em visita ao Arquivo Nacional. Percorremos suas instalações ao lado do Coordenador de Preservação do Acervo, o Sr. Mauro Domingues, e constatamos o magnífico trabalho que lá é realizado. Nos próximos dias será assinado um termo de cooperação técnica entre o Arquivo Nacional e a Fundação D. João VI de Nova Friburgo. Já por conta desse convênio, o Arquivo Nacional irá converter e mídia digital os microfilmes contendo as imagens digitalizadas dos primeiros livros das Atas da Câmara Municipal de Nova Friburgo, trabalho este que não pode ser realizado pela nossa fundação, pois é necessário equipamento especial. Também a garantia de que, finalmente, poderemos digitalizar a planta de Nova Friburgo, de autoria do Eng. Paulo de Frotin e sua turma de formandos da Escola de Engenharia do Rio de Janeiro, em 1884. Pelo seu tamanho, 3 x 1,70 m, só pode ser digitalizado em equipamentos para grandes formatos.
Se de um lado os laboratórios do Arquivo Nacional impressionam pela sua qualidade, do lado de cá a Fundação D. João VI de Nova Friburgo demonstrou o quanto está a frente na arte de disponibilizar conhecimento através da WEB, pois o recurso de pesquisa utilizado nas seções de impressos e manuscritos impressionou mais do que tudo. Então, motivos não faltam para que essa parceria possa ir muito longe.

Comentários (0)

Para escrever comentários você precisa estar logado. Para efetuar o login clique aqui.

Educação Ambiental na Prevenção de Desastres Naturais (02-05-2012)
Seminário de Abertura na Câmara Municipal a
partir das 10:00h nos dias 03 e 04 de maio.

Projeto do Bicentenário de Nova Friburgo (19-11-2011)
Projeto do Bicentenário de Nova Friburgo dá a partida em direção aos 200 anos de nossa cidade

Bicentenário NF (01-10-2011)
O Bicentenário de Nova Friburgo

Lista dos Aprovados - Concurso de 1999 (30-08-2011)
AVISO IMPORTANTE
Sobre o Concurso Público de 1999

I Encontro Estadual de Arquivos (19-08-2011)
A Fundação D. João VI de Nova Friburgo estará presente para uma apresentação dos trabalhos de digitalização e uma demonstração da tecnologia desenvolvida

O Pró-Memória e o Arquivo Nacional (13-08-2011)
Uma visita ao Arquivo Nacional e a promessa de uma parceria promissora.