Aurora Collegial
(1905/1922)

A primeira revista ou jornal colegial brasileira foi o pioneiro periódico fundado em 1905, pelos alunos maiores do Colégio Anchieta, com a finalidade de cultivar a língua nacional e exercitar os jovens alunos intelectualmente em seus afazeres diuturnos. Quem primeiro aventou a ideia da criação do jornal foi o padre jesuíta Armando Adriano Lochú, ideia que levou avante até vê-la realizada pelos alunos, tendo sido seu primeiro diretor e no qual colaborou, muitas vezes, com suas poesias.

Em julho de 1911, no reitorado do padre Madureira, o jornal passou a ser dotado de uma oficina tipográfica, localizada na parte do porão que correspondia à sala dos arquivos de música. O jornal era impresso numa máquina Nürnberg de sistema cilíndrico semi-rotativo. Foi tipógrafo do mesmo o Sr. Palmeirim Trannin, descendente de uma família de colonos franceses que povoavam a antiga Morro Queimado. Anteriormente o jornal era impresso nas oficinas do jornal O Friburguense, do Sr. Augusto Cardoso.

O título do jornal "Aurora Collegial", foi sugerido pelo então aluno, Waldemar Eduardo Magalhães, mineiro de São João Del-Rey.

Foram articulistas, entre outros, os alunos: Carlos Drummond de Andrade, Eivind Nepomuceno (filho de Alberto Nepomuceno, famoso maestro brasileiro), E. M. Walmar, Licínio Marcial, Paulo Godoy, Antonio Leal Costa, Olympio dos Reis Neto, Eder Jansen de Mello, João Rui Barbosa (filho de Rui Barbosa), Pedro de Andrade Werneck, J. Penalva dos Santos, Leopoldo da Silveira França, Francisco Kulvig, Wladimir da Silva Santos, Edmo Modesto de Mello, Hilario Nabuco de Abreu, Francisco Eduardo de Magalhães, Henrique Braune Zamith e Nelson Liberato Romero.

Texto de: Prof. Helênio Campos da Silva Lima

Confira aqui
Educação Ambiental na Prevenção de Desastres Naturais (02-05-2012)
Seminário de Abertura na Câmara Municipal a
partir das 10:00h nos dias 03 e 04 de maio.

Projeto do Bicentenário de Nova Friburgo (19-11-2011)
Projeto do Bicentenário de Nova Friburgo dá a partida em direção aos 200 anos de nossa cidade

Bicentenário NF (01-10-2011)
O Bicentenário de Nova Friburgo

Lista dos Aprovados - Concurso de 1999 (30-08-2011)
AVISO IMPORTANTE
Sobre o Concurso Público de 1999

I Encontro Estadual de Arquivos (19-08-2011)
A Fundação D. João VI de Nova Friburgo estará presente para uma apresentação dos trabalhos de digitalização e uma demonstração da tecnologia desenvolvida

O Pró-Memória e o Arquivo Nacional (13-08-2011)
Uma visita ao Arquivo Nacional e a promessa de uma parceria promissora.