A Voz da Serra
(Em atividade desde 1945)

HISTÓRICO

Em 7 de abril de 1945, era fundado o jornal A VOZ DA SERRA, por um grupo de amigos e correligionários do PSD liderados pelo então prefeito Dante Laginestra, que necessitava de um jornal para dar sustentação política a sua candidatura e a de seu partido. A nível estadual, o jornal defendia os interesses do governador Ernani do Amaral Peixoto.
Américo Ventura Filho, José Côrtes Coutinho, Dante Laginestra, Juvenal Marques, Juvenal Marques Filho, Carlos Rotay, Odílio Quintaes, Carlos Cortes, José Ferreira e Messias de Moraes Teixeira, todos do PSD foram os fundadores do jornal.
Inicialmente, as oficinas e a redação de A VOZ DA SERRA se localizavam no número 90 da Rua Augusto Spinelli, num casarão antigo onde hoje há um edifício. E foi ali, com material precário e obsoleto que começou a circular semanalmente aos sábados, havendo estremo cuidado para que a circulação não sofresse solução de continuidade.
A VOZ DA SERRA era, assumidamente, um jornal partidário e sua circulação seria suspensa após as eleições, mas a aceitação do novo jornal foi tão grande que passada a eleição, seus responsáveis não quiseram deixar o projeto morrer. Com o passar dos anos e o desenrolar dos acontecimentos, alguns fundadores foram abandonando o grupo até que as cotas do jornal foram adquiridas por um dos integrantes do grupo original, que já estava respondendo pelo mesmo há algum tempo:Américo Ventura Filho, nosso patrono. Foi ele, efetivamente, quem tocou A VOZ DA SERRA durante 30 anos.
Com a morte de Venturinha, coube a seu filho mais velho, Laercio Rangel Ventura, a continuação da obra do pai. De lá para cá, muitas mudanças vêm ocorrendo. Para fazer frente aos novos tempos, foi feito um investimento maciço em tecnologia e informática. Só uma coisa não mudou: a credibilidade, a seriedade na informação e um posicionamento firme e combativo diante dos acontecimentos, sempre em defesa dos interesses de Nova Friburgo e da região.
A VOZ DA SERRA é o mais antigo jornal com circulação ininterrupta em Nova Friburgo.

Pesquisa e Texto da Jornalista Dalva Ventura

Confira aqui.

Educação Ambiental na Prevenção de Desastres Naturais (02-05-2012)
Seminário de Abertura na Câmara Municipal a
partir das 10:00h nos dias 03 e 04 de maio.

Projeto do Bicentenário de Nova Friburgo (19-11-2011)
Projeto do Bicentenário de Nova Friburgo dá a partida em direção aos 200 anos de nossa cidade

Bicentenário NF (01-10-2011)
O Bicentenário de Nova Friburgo

Lista dos Aprovados - Concurso de 1999 (30-08-2011)
AVISO IMPORTANTE
Sobre o Concurso Público de 1999

I Encontro Estadual de Arquivos (19-08-2011)
A Fundação D. João VI de Nova Friburgo estará presente para uma apresentação dos trabalhos de digitalização e uma demonstração da tecnologia desenvolvida

O Pró-Memória e o Arquivo Nacional (13-08-2011)
Uma visita ao Arquivo Nacional e a promessa de uma parceria promissora.