Os Imigrantes
Quando o assunto é imigração muito temos que rever a respeito da historiografia friburguense. Então vejamos: em primeiro lugar, Nova Friburgo é uma cidade fundada a partir de um Decreto Real, de D. João VI rei de Portugal Brazil e Algarves, em 1818, logo uma cidade fundada por portugueses. A primeira imigração se deu em 1820, por colonos suíços, os primeiros a se estabelecerem na nova vila, assim como a primeira colônia estrangeira, não portuguesa, a se estabelecer no Brasil.

Depois vieram os alemães a partir de 1824, consolidando definitivamente a nova vila, impulsionando o seu desenvolvimento.
Entretanto, não seriam os únicos, pois Nova Friburgo seria palco da atenção de muitos outros que para cá viriam: italianos, espanhóis, húngaros, austríacos, libaneses e japoneses.

Nessa seção, portanto, o espaço necessário para o registro definitivo e justo daqueles que, de um modo ou de outro, fazem parte da História de Nova Friburgo em seus quase 200 anos.

Há tempos contamos com a colaboração do pesquisador da imigração alemã para o Brasil e membro do Colégio Brasileiro de Genealogia.
Agora, mais um colaborador vem se juntar a nós, o estudioso de genealogia, Cesar Raibert Valverde, pesquisador sobre a imigração alemã e suíça para Nova Friburgo. O seu trabalho pode ser visto e consultado através do seu próprio Blog:

click aqui para acessar
Educação Ambiental na Prevenção de Desastres Naturais (02-05-2012)
Seminário de Abertura na Câmara Municipal a
partir das 10:00h nos dias 03 e 04 de maio.

Projeto do Bicentenário de Nova Friburgo (19-11-2011)
Projeto do Bicentenário de Nova Friburgo dá a partida em direção aos 200 anos de nossa cidade

Bicentenário NF (01-10-2011)
O Bicentenário de Nova Friburgo

Lista dos Aprovados - Concurso de 1999 (30-08-2011)
AVISO IMPORTANTE
Sobre o Concurso Público de 1999

I Encontro Estadual de Arquivos (19-08-2011)
A Fundação D. João VI de Nova Friburgo estará presente para uma apresentação dos trabalhos de digitalização e uma demonstração da tecnologia desenvolvida

O Pró-Memória e o Arquivo Nacional (13-08-2011)
Uma visita ao Arquivo Nacional e a promessa de uma parceria promissora.